sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Coisas que não percebo


Vi este segredo no shiuuuu e lembrei-me de um assunto que muitas vezes falei (?) com senhor-dom-ex-namorado. 
Há uma gaja-mulher-cachopa, sei lá, que não tem - ou pelo menos na altura não tinha - trabalho e tem uma filha para criar. Por motivos que não vem ao caso, eu não posso com a criatura. Além de ter uma cara de enjoada, gosta muito de se meter com aquilo que não é dela. Mas pois que senhor-dom-falecido gostava muito da menina e falava muito com ela. Sempre que falavamos dela, ele dizia sempre: "Ah, tu falas assim porque não a conheces. Ela nem é má pessoa e coitada, não tem trabalho e tem a filha ao encargo dela"  e juro-vos, quando ele começava com estas coisas só me apetecia dar-lhe um murro naquela boca para ver se aprendia a pensar antes de falar. Então vejamos:
Durante meses a fio, eu ia aos karaokes - feitos pelo primo dessa tal - à quarta, à sexta e ao sábado. Em periodos de festas era quase todos os dias, e todos os dias lá estava ela. Ia no carro dela, logo gastava dinheiro em combustível. Consumia durante a noite, gastava mais dinheiro. Se organizassemos jantares, ela também ia. A filha? Pois, não sei onde é que ela ficava. E vou ter eu pena dela por não ter trabalho?
Eu sempre que precisei ou quis trabalhar, arranjei emprego. Por isso custa-me a acreditar em quem diz que "ah, não consigo encontrar nada". Porque pode demorar, que também é uma questão de sorte e isto está mau, mas quem precisa mesmo não desiste e mais tarde ou mais cedo acaba por encontrar alguma coisa.
O caso do segredo é um bocadinho diferente, mas vai dar ao mesmo. Em primeiro lugar, ter um curso não é um bem de primeira necessidade, para se chegar a este extremo. E depois, há sempre outra solução. Pode não ser tão rápida, mas há sempre outra solução. 
Não digo que seja fácil vender o corpo, mas creio que depois de começar, ao ver que se consegue um bom dinheiro a fazer-se isso, seja tudo uma questão de dinheiro fácil. Mas isto sou eu a falar, que se calhar ainda não sei bem o que é a vida, nem o que é passar dificuldades.

3 comentários:

  1. Talvez não seja para pagar os estudos e sim dar uma qualidade de vida superior ao que um trabalho pode dar.
    Eu é que fui burro, mas existem formas de não gastar nem um cêntimo para se estudar...
    E falo de pagar propinas, alojamento e tudo mais sem depender dos pais. Claro, também não seria para fazeres uma vida muito confortável, mas daria para estudar.

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão de desistir, como dizes isto está mau e uma pessoa procura tanto e tanto e tanto e às vezes não consegue mesmo nada e chega a uma altura que fica saturada. Eu não consegui encontrar nada durante quase dois anos e acredites ou não, não andei de braços cruzados e esparramada no sofá. As coisas não são assim tão fáceis e é muita gente para um osso só.

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo plenamente contigo. Há coisas que me chocam e isto claramente é uma delas. Não sou ninguém para criticar as escolhas dos outros pois cada um sabe de si, mas prostituir-se para pagar uma licenciatura? Somos todos doidos?! E deixar os estudos e dedicar-se a trabalhar a sério até a vida melhorar e aí sim estudar, não? As pessoas arranjam desculpas para ganhar dinheiro fácil... Pois como tu dizes, não deve ser nada fácil ao inicio, mas depois... Deve tornar-se vício conseguir dinheiro tão facilmente.

    ResponderEliminar