sábado, 17 de agosto de 2013

Gorjetas

Quem trabalha ou trabalhou em restauração, sabe o quanto sabe bem receber gorjetas. Sabe bem porque é um dinheiro extra, mas também porque é como um reconhecimento da atenção que dedicamos aos clientes. E é aqui que reside a principal questão em relação a isto.
Há quem defenda que é injusto para com os trabalhadores da cozinha, que nós fiquemos com as gorjetas. E há os que defendem - como eu - que as gorjetas são dadas em função do atendimento. 
Porque já me aconteceu um cliente não ficar satisfeito com a comida, mas deixar-me na mesma uma moeda para eu beber um café. E fez questão de frizar que aquele dinheiro era para mim, pela maneira como o atendi. Da mesma maneira que, quando temos muito movimento, temos menos gorjetas. Porque não temos tanto tempo para dedicar a cada pessoa, o que se significa um atendimento menos bom, menos atencioso.
Se alguém superior achasse por bem que as gorjetas fossem divididas por todas as pessoas que estão a trabalhar no final de cada dia, eu compreendia, e fazia-o. Mas que me sabe muito bem chegar ao final da noite e ter mais 5 ou 10€ no bolso, lá isso sabe. 

Sem comentários:

Enviar um comentário